quarta-feira, abril 04, 2007

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE 2007


Jornada Diocesana da Juventude 2007

COMO VOS AMEI

No dia 30 de Março, por volta das 17h00, embarcámos no comboio com destino à jornada diocesana da juventude que decorreu em Albufeira. Este ano não acampámos, como tem vindo a ser habitual.Este ano acantonámos. O evento iniciou-se na Orada, após o jantar partilhado entre os participantes da jornada. De seguida, iniciou-se a longa caminhada retratando a carta do Papa Bento XVI. Esta longa caminhada, desde a Orada ao local de dormida, apresentou 7 momentos: o primeiro momento tinha como tema a Criação, tendo havido um bailado sobre o tema ao mesmo tempo que se iam projectando no cenário imagens; o segundo momento tinha como tema a Encarnação com uma representação do presépio e a sua adoração. Esta apresentação foi realizada por jovens (Maria e José) a baterem a todas as portas para terem um local para o menino nascer; o tema do terceiro momento era O Mistério Pascal que consistiu na audição das palavras do Papa sobre este assunto e numa representação, desta vez, a representar o Caminho do Calvário. Estes três momentos passaram-se na Orada e pertenciam à primeira parte das jornadas. A segunda parte decorreu na praia do Peneco, em Albufeira, junto ao mar, onde se representou a cena de Jesus junto aos pescadores. Aí tivemos uma actividade em que um representante de cada grupo de jovens ia buscar conchas para os restantes membros que, seguidamente, iriam escrever o seu maior medo. Uma actividade de reflexão para cada um de nós, muito importante para reconhecermos o nosso maior medo. Posteriormente assistimos à cena de Jesus junto da fogueira a enviar os Apóstolos. O quinto momento foi dedicado ao Pentecostes com uma representação da cena do Cenáculo e o discurso de Pedro. Neste momento foi-nos proposta outra actividade que consistia na construção de uma manta com lenços de várias cores que haviam sido distribuídos por cada participante. A construção desta manta tinha como tema a unidade e comunhão. Assim acabaria a segunda parte do primeiro dia de jornadas. A terceira parte teve como palco o átrio da igreja matriz de Albufeira onde se iniciou o sexto momento intitulado “Por Ousar a Santidade”, tendo-nos sido apresentado um bailado sobre o Espírito e uma projecção da vida dos Santos Gonçalo e Vicente. Para finalizar este momento assistimos a uma representação dos Santos num breve testemunho apelando aos jovens para a santidade. No sétimo momento o tema era a Missão e decorreu enquanto íamos caminhando para o lugar de repouso. Durante a caminhada escutámos a palavra do Papa e foram-nos propostas 5 actividades: a do folar, a da oliveira, a da água, a dos tijolos e por fim a da folha de papel.
No dia seguinte a Eucaristia foi celebrada pelo senhor Bispo do Algarve, tendo-se, então, procedido à entrega da Cruz à pastoral juvenil que, com muita felicidade e entusiasmo, recebeu o encargo de preparar a próxima jornada.

Após a Eucaristia, dividimo-nos em pequenos grupos para uma pequena reflexão proposta pela pastoral juvenil, seguindo-se o almoço partilhado com os membros do grupo. Terminada a reflexão e o almoço, tínhamos ao nosso dispor cerca de cinco ateliers (dança, Taizé, teatro, sócio -caritativo pela Caritas, música apresentado pelos Laudate).

Para finalizar bem as jornadas tivemos a festa jovem, onde as paróquias que tinham preparado algum trabalho o apresentaram. Todos cantámos, divertimo-nos e convivemos com alegria.

Por volta das 17h30 do dia 31, deu-se por encerrada a jornada ,tendo todos os grupos partido para os seus destinos, após dois "grandes" dias dedicados inteiramente ao Senhor.

Mariana do Val

3 Comments:

Blogger JorgeSousa said...

Assim é que se relata , e bem, uma importante actividade do nosso grupo. Parabéns, Mary Ann. Gostei muito do teu "relatório". Por ele, quem não foi, ficou a saber o que de facto lá se passou.
Bjs e obrigado por te teres disponibilizado a fazer este "trabalho de casa"

8:05 da tarde  
Blogger Andreia said...

Assim foi mais esta actividade, para mim uma das mais importantes ao nível do nosso grupo.
Este ano tive umas jornadas um pouco diferentes mas foi bom na mesma, um pouco mais cansativo mas tudo é agradavel aos olhos de Deus.
Bigada maninha por este texto...
Bigada por me teres apoiado nestas jorndas!!
Jokas

8:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola *
tal como prometi cá estou eu!
sou a carolina que fez grupo com a marina, o miguel e o carlos na jornada da juventude!
gostei de vos conhecer!
o blog está muito fixe!
beijinhos e até que nos voltemos a encontrar =)
*

8:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home