terça-feira, abril 11, 2006

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE 2006

CRISTO: O PÃO, A ÁGUA E A LUZ DO MUNDO
No dia 7 de Abril, cerca das 16h45, embarcámos no comboio rumo à jornada diocesana da juventude que decorreu no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé. Aí ,iríamos acampar. O evento teve início com um encontro de todos os participantes no Centro Paroquial local onde partilhámos,ao jantar, os alimentos que levávamos connosco. Seguidamente, foi-nos apresentada a Nova Cruz que foi construída para as próximas jornadas. Esta continha ,na base, parte da antiga cruz utilizada pelos jovens em jornadas anteriores. Posteriormente ensaiámos algumas músicas para a procissão que apresentava quadros vivos dos passos da Via Sacra que contavam com a presença de Nossa Senhora. Os referidos quadros vivos encontravam-se espalhados pela cidade entre o centro paroquial e a Mãe Soberana. Já no santuário, tivemos um momento de oração muito profundo sobre a mensagem do Papa Bento XVI "Tua palavra é lâmpada para os meus pés, é Luz para o meu caminho". Foi-nos dada uma pequena lembrança - um saco contendo três elementos, cada um com uma mensagem: um pão, uma ânfora e uma vela, símbolos de Cristo.
No dia seguinte a Eucaristia foi celebrada pelo senhor Bispo do Algarve, tendo-se, então, procedido à entrega da cruz à paróquia de Albufeira que, com muita felicidade e entusiasmo, recebeu o encargo de preparar a próxima jornada.
Terminada a Eucaristia, partimos , divididos em grupos, para a Evangelização baseada na mensagem da carta do Santo Padre. Cada jovem almoçou com os membros do seu grupo, convivendo e partilhando.
Para finalizar a jornada, voltámos a encontrar-nos todos novamente, a fim de ouvirmos as músicas premiadas no VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa e partilharmos as experiências vividas durante a Evangelização. Todos cantámos com muita alegria e , diríamos mesmo, com euforia.
Por volta das 17 h do dia 8 deu-se por encerrada a jornada, tendo todos os grupos partido para os seus destinos, após dois "grandes" dias dedicados ao Senhor.
António Moitinho de Almeida
(Membro do secretariado do grupo de jovens " São Francisco de Assis" das paróquias de Tavira)

2 Comments:

Blogger JorgeSousa said...

Foi com muita alegria que me inteirei de tudo o que os jovens deste grupo, juntamente com os da diocese, viveram em Loulé. Creio que foi mais uma experiência inolvidável e marcante para os nossos jovens.Tenho esperança que todos os jovens do nosso grupo que participaram nesta jornada diocesana da juventude( num total de 11) dêem aqui neste espaço o seu testemunho.

12:59 da manhã  
Blogger Andreia said...

Ola!!! A postagem resume tudo o que se viveu na Jornada Diocesana da Juventude, António fez um óptimo texto, claro que agora cada um traz dentro de si sentimentos diferentes.
Então como jovem participante vou dar testemunho da minha vivência na Jornada e dos sentimentos que me marcaram e trago para a vida do dia a dia! Antes de mais esta é a minha 6ª Jornada, por isso devo dizer que as Jornadas em comum entre elas tem sempre muita alegria e união de todos os Jovens que nelas participam, claro o mais Importante o encontro com Jesus e Sua Mãe, que este ano foi muito bem realçado na Via Sacra pelas ruas da cidade de Loulé... mas o que mais me marcou foi no fim da manha de sábado, onde o meu mini-grupo, foi fazer Evangelização a duas senhoras que moravam em casas separadas e sozinhas com problemas de saúde e com algumas dificuldades, tentamos dar-lhes um pouco da nossa alegria e carinho... marcou me porque fez me cair na realidade que devemos estar alerta às necessitamos e trabalhar e tentar ajudar o nosso próximo, não só na Jornada MAS sempre...
Espero que para o ano se Deus quiser participar nas jornadas em Albufeira, sempre com alegria e se possível com mais participantes da nossa paroquia!!! (um recto deste já aqui lançado, vamos trabalhar para isso!)
Bjs

1:01 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home