segunda-feira, março 27, 2006

GRUPO DE JOVENS VISITA O SEMINÁRIO DE FARO E O CARMELO.


A 26 de Março, partimos no comboio das 13,10h rumo a Faro. Esperava-nos o senhor padre Rui que, muito amavelmente, nos conduziu através de todo o edifício, explicando-nos tudo o que nos ia mostrando e respondendo a todas as nossas curiosidades. Após a visita guiada, conduziu-nos a uma biblioteca onde tivemos uma breve "sessão de trabalho". A mesma constituiu um ponto alto da visita. No seu decurso pudemos esclarecer algumas dúvidas relacionadas com as vocações e outros aspectos da vida da Igreja.
...

Fomos, então, para o Carmelo, no Patacão. Aí, as irmãs, com muita alegria e bom humor,dialogaram connosco, explicando algumas coisas relacionadas com a sua vida contemplativa e que suscitavam dúvidas nos jovens. Sentimo-nos tocados por ver como Deus enche tanto os corações de quem sabe escutá-Lo em profundo silêncio.

...

Novamente no seminário, os jovens dedicaram-se a algumas actividades lúdicas enquanto o sr padre Rui e os jovens Andreia e Zé Filipe se ocupavam da preparação da merenda. Durante a refeição houve nova e animada troca de impressões entre os circunstantes. Finda a mesma, alguns membros do grupo ajudaram a levantar a mesa e a pôr as coisas nos respectivos lugares.
Seguiu-se uma sessão de fotos com a qual se deu por encerrada esta nossa jornada dominical.



Cansados , mas muito felizes com as informações e emoções sentidas neste Domingo, regressámos à nossa cidade de Tavira- com força acrescida- para nos dedicarmos a servir o Senhor e , quem sabe, questionar-nos mais conscientemente sobre o que Ele quer de nós.

O Secretariado do Grupo de Jovens " São Francisco de Assis" da Comunidade Paroquial de Tavira.

8 Comments:

Blogger FNL said...

Lamento não ter ido, mas é assim. Nem sempre as coisas correm como queremos.
Quanto ao post, ou quanto às fotos nele existentes, gosto das mesmas, mas vejo que, ou foram tiradas ao anoitecer, ou estava nevoeiro e não se distinguem bem.
Também gostava de saber o que foi feito na "breve 'sessão de trabalho'" e no Carmelo, mas porventura, e compreendo-o, são demasiados episódios e intensos em demasia para aqui conseguirem ser postados. E claro, as ... que aparecem no texto devem querer significar algo, nem que seja isso mesmo, de completar o que falta, se bem que a separação Seminário/Carmelo faria melhor sentido, porventura o correcto, mas não tão estimulante.
De resto, parabéns a quem escreveu o post (que suponho ter sido o Jorge, já que não se encontra um apessoamento da peça - se o post é do grupo não interessa, a meu ver, quem o escreveu, - e o Jorge escreveu vários posts impessoais) e muito obrigado pelo blog, já que, na maior parte das vezes, me ajuda a compreender melhor as actividades a que vou, falto, participo.
Bem hajam!

7:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oi! A ida a Faro a visitar o Seminário e o Carmelo (no Patacão), foi muito interessante onde podémos esclarecer as dúvidas que nos iam suscitando.
No seminário foi muito fixe, é pena é os seminaristas e o recnte diacono joel, não poderem ter estado muito tempo conosco, o Joel é pena que nem o vi.
Fiquei bastante surpresa pela positiva, com as irmãs no Carmelo, pensava que eram muito mais tímidas, mas antes pelo contrário, são muito divertidas e alegres. Causou-me um bocadinho de "instabilidade" falar com as irmãs separada por uma "grade".
A parte pior, que também acabou por ser engraçada é ter perdido o comboio.
O Post, indica e explica perfeitamente aquilo que fizemos.
Bjx

8:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A visita ao seminário foi muito fixe,foi pena uns nao terem podido ir, iriam gostar.

8:13 da tarde  
Blogger Andreia said...

Olá!!!
Pois bem, a frase da semana foi não sei se anseio se receio! (por vezes mencionada por mim e pelo Zé)
Mas esta tarde de domingo para mim foi muito importante, sinto que voltei ainda pior do que quando entrei para o comboio das 13.10h!!!
Mas vou explicar melhor, para ver se todos percebem...
Eu sinto grande sensibilidade a estes encontros, não sei bem porque, ou melhor se calhar sei, não quero mesmo dar a resposta ao meu interior...ainda, mas como costumo dizer o meu caminho só Jesus o sabe!
Quero dizer que fomos muito bem recebidos tanto no Seminário como no Carmelo!
Mas como já conhecia o Seminário não vou fazer comentários a este, mas sim ao Carmelo...porque foi a primeira vez que lá fui!
Como disse lá no Carmelo apareceu-me muito mais estranho do que estava à espera, isto porque eu pensei que tivesse "grades" mas nunca pensei em falar com as irmãs através de uma, as minhas palavras simplesmente foram: "Parece que as Irmãs tem uma doença!", e elas com a sua simpatia e graça responderam à letra! "Estão doentes por amor..."
Vou ser sincera para quem não foi, fiz o meu trabalho de casa e a curiosidade levou-me a fazer perguntas numa folhinha de papel...
e cheguei à brilhante conclusão que as irmãs não estão doentes, mas muito bem de saúde, porque o Amor de Deus é tão grande e o que as leva estarem no Carmelo é tão bonito que não são sacrifícios mas graças!!!
E o estar "sós com o Só" – frase de Santa Teresa do Menino Jesus, é a pura da realidade, tenho a certeza que no silêncio do Carmelo é muito mais fácil ter o coração aberto a Amar a Deus!
Mas alegria que as Irmãs demonstram no seu olhar para mim levou-me a reflectir sobre muita coisa...tanto que hoje só me vem à cabeça a musica que cantaram para nós... Elas realmente são mais livres do que todos nós, porque fazem tudo por Amor!!
e já me esquecia o silêncio que lá senti quando entrei chegou ao fundo do ser, não sei se querer dizer mais alguma coisa, mas enfim...
Já chega porque já vou longe neste comentário!
Obrigado a todos por terem ido a esta iniciativa e à pessoa que escreveu o post!!
E a próxima actividade já sabem as Jornadas, preparem-se!!!!
bjs


ps: as fotos estão muito giras é pena so termos tirado na baliza até parece uma pouco mal!! :)

9:21 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Foi, de facto,uma experiência tocante que superou as minhas expectativas, visto que não estava à espera de encontrar tamanha doçura nas irmãs carmelitas.Desde já, o meu agradecimento ao padre Rui por ter proporcionado a tarde do dia 26 ao grupo de jovens. São estes momentos que nos fazem crescer a nível espiritual. O nosso grupo está numa fase muito bela. Espero que continuemos assim e, sobretudo, que cresça a nossa união. Só assim nos poderemos tornar adultos dignos dessa designação e, possuindo a força da oração,conseguiremos realizar o projecto do Senhor.
Margarida Peres

12:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Tudo é graça" Teresa de Lisieux

foi uma graça o grupo de jovens de s Francisco de Assis de Tavira ter vivido no passado domingo uma experiência tão tocante e sensibilizadora.
já conhecia o seminário e o modo de vida dos seminaristas. confesso que me fascina, vida de oração, de busca interior de entrega ao mistério de Jesus Eucaristico. (" Fica connosco Senhor"). No entanto, neste momento penso q o chamamento de Deus não é ao sacerdócio, talvez à vida consagrada. no entanto nao me cabe a mim descobrir a vocação. ela é um dom de Deus que se manifestár-se-à no momento certo.
fiquei fascinado na visita ao carmelo. as grades não me impressionaram, já esperava! o testemunho dado pelas irmãs, principalmente pela irmâ Lúcia, foi de "abanar" a torre interior da nossa Fé. será que é suficientemente grande para que quando o Senhor nos chamar o nosso coração se abra e não lhe viremos as costas?
outra questão me surgiu: se o amor ao Pai e aos irmãos é um só, como são capazes de viver em clausura? o meu caminho para chegar a ele é a caridade. "o meu convento são os irmãos"

Nota: não fiquem confusos com o meu discurso

José Filipe Ribeiro

11:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Oi! Pois eu nao pude ir mas pode houver mais oportunidades para ir eu se clhar la estarei lololol bjs e abraços para todos

11:44 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu adorava trabalhar convosco,mas sou uma angelical velhinha de 80 anos!
Prabéns ao Dr. Jorge Sousa, pelo seu contributo ao vosso maravilhoso grupo de jovens.

8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home