terça-feira, abril 11, 2006

JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE 2006

CRISTO: O PÃO, A ÁGUA E A LUZ DO MUNDO
No dia 7 de Abril, cerca das 16h45, embarcámos no comboio rumo à jornada diocesana da juventude que decorreu no Santuário da Mãe Soberana, em Loulé. Aí ,iríamos acampar. O evento teve início com um encontro de todos os participantes no Centro Paroquial local onde partilhámos,ao jantar, os alimentos que levávamos connosco. Seguidamente, foi-nos apresentada a Nova Cruz que foi construída para as próximas jornadas. Esta continha ,na base, parte da antiga cruz utilizada pelos jovens em jornadas anteriores. Posteriormente ensaiámos algumas músicas para a procissão que apresentava quadros vivos dos passos da Via Sacra que contavam com a presença de Nossa Senhora. Os referidos quadros vivos encontravam-se espalhados pela cidade entre o centro paroquial e a Mãe Soberana. Já no santuário, tivemos um momento de oração muito profundo sobre a mensagem do Papa Bento XVI "Tua palavra é lâmpada para os meus pés, é Luz para o meu caminho". Foi-nos dada uma pequena lembrança - um saco contendo três elementos, cada um com uma mensagem: um pão, uma ânfora e uma vela, símbolos de Cristo.
No dia seguinte a Eucaristia foi celebrada pelo senhor Bispo do Algarve, tendo-se, então, procedido à entrega da cruz à paróquia de Albufeira que, com muita felicidade e entusiasmo, recebeu o encargo de preparar a próxima jornada.
Terminada a Eucaristia, partimos , divididos em grupos, para a Evangelização baseada na mensagem da carta do Santo Padre. Cada jovem almoçou com os membros do seu grupo, convivendo e partilhando.
Para finalizar a jornada, voltámos a encontrar-nos todos novamente, a fim de ouvirmos as músicas premiadas no VI Festival Diocesano Jovem da Canção Religiosa e partilharmos as experiências vividas durante a Evangelização. Todos cantámos com muita alegria e , diríamos mesmo, com euforia.
Por volta das 17 h do dia 8 deu-se por encerrada a jornada, tendo todos os grupos partido para os seus destinos, após dois "grandes" dias dedicados ao Senhor.
António Moitinho de Almeida
(Membro do secretariado do grupo de jovens " São Francisco de Assis" das paróquias de Tavira)